A qualidade trata da adequação das diferentes características do serviço (atributos) às demandas dos clientes. Por outro lado, a produtividade dá conta de atender essas exigências, através de serviços realizados com o menor emprego possível de recursos financeiros, humanos e materiais.

No transporte coletivo, a qualidade deve ser compreendida como um conjunto maior de demandas, que envolvam não somente o usuário, mas também a comunidade e o poder público.

A Trevo no ano 2000 iniciou sua caminhada rumo a Qualidade Total. Participou do Programa da Qualidade e Produtividade do STS (atual Viva Sul), recebendo por duas vezes o título de “Empresa mais Qualificada da Zona Sul”.

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Troféus PQP (Programa de Qualidade e Produtividade)

Em 2002 fez sua adesão ao Programa Gaúcho de Qualidade – PGQP, com o intuito de agregar mais qualidade aos serviços prestados. Formam-se então a Equipe da Qualidade Total (EQT), o Comitê da Qualidade (CQ), a Equipe da Qualidade Operacional (EQO), a Equipe da Qualidade da Manutenção (EQM) e a Equipe da Qualidade Administrativa (EQA). Estas equipes estudaram temas relacionados à qualidade e propuseram melhorias para empresa.

Em 2003, iniciou-se um novo programa, no qual os departamentos: operacional, manutenção e administração estiveram unidos na busca pela excelência. Deste esforço, nasceu o projeto “Viajar: As 5 paradas da qualidade”, que instituiu o 5S na empresa. Neste ano, também, a Trevo foi premiada com troféu PQP (Programa de Qualidade e Produtividade) pela Viva Sul.